Informativos do Departamento de Construção Civil

Caros professores, abaixo um rápido tutorial de como utilizar o novo site do DCC.

Qualquer problema ou erro, que não conste no tutorial abaixo, ou caso deseje ter acesso para a edição de alguma página de disciplina na qual leciona, favor entrar em contato com a secretaria.

 

 

Tutorial rápido para uso do site do DCC

O site novo do DCC é dividido em Painel, com estas informações, TFCs, um banco de dados dos trabalhos finais de curso por você orientados, Arquivo, outro banco de dados com seus arquivos, podendo ser imagens, apostilas, videos, material diverso para ser distribuído para os alunos (atenção para licenças e direitos autorais), etc. e as páginas de informação, edital e material de disciplinas que podem ser editadas diretamente aqui na sua área de usuário. Disciplinas optativas somente tem uma página disponível no site para a publicação de informações, material e editais.

Painel

 O painel é a página deste tutorial e dos informes do departamento para seus professores. É sempre a primeira página que aparece ao efetuar o login no site.

TFCs

TFCs é o banco de dados dos trabalhos finais de curso de cada professor. Devem ser adicionados conforme ocorrerem as defesas, já com a versão final corrigida (caso existam correções solicitadas pela banca).

Basta para o mouse sobre “TFCs” ou clicar (o clique abrem todos os TFCs) e clicar em “Adicionar novo”. A seguinte janela deve aparecer:

Todos os campos são de preenchimento obrigatório (destacados em vermelho na imagem), exceto o campo que contém o editor de texto. Neste campo podem ser colocadas imagens, tabelas gráficos ou algum outro texto que o professor julgue interessante para a divulgação do trabalho final de curso, mas é opcional.

A imagem destacada é uma imagem escolhida pelo professor ou pelo(s) aluno(s) para representar o trabalho final de curso no site do departamento.

Assim que for clicado no botão “Publicar”, automaticamente o trabalho é registrado no seu banco de dados e ao mesmo tempo é publicado no site do DCC.

Perfil

O perfil é onde as informações de cada professor são editadas para a conta no site e serem publicadas no site do DCC. O perfil pe separado em Perfil, Conta, Opções, Permissões, Adicional.

Na aba Perfil você pode consultar seu nome de usuário (não se altera), seu nome, sobrenome, apelido, todos editáveis, e escolher como mostrar seu nome publicamente.

Na aba Conta você pode alterar seu e-mail (publicado no site), senha, o idioma da sua área de usuário e verificar se está conectado ao site em mais de uma lugar diferente.

Na aba Opções você pode editar algumas opções visuais do site, como a aba preta que aparece no site enquanto você está ligado ou o editor visual.

Na aba Permissões você pode verificar as suas permissões no site (colaborador para todos os professores).

A aba Adicional contém as informações que serão publicadas no site do DCC. Todos os campos são obrigatórios.

Assim que for clicado no botão “Atualizar” as informações da aba adicional e o e-mail são publicados automaticamente no site do DCC.

Arquivo

Aqui é a sua biblioteca de arquivos no site do DCC. É simples, bastas clicar em “Adicionar novo” (mantenha o mouse sobre Arquivo para aparecer o submenu ou clique para entrar na biblioteca) e arrastar e soltar o novo arquivo para o site. Cuidado com arquivos grandes. Por enquanto o servidor aceita arquivos até 1 MB.

Disciplinas

As disciplinas aparecem logo abaixo da biblioteca de Arquivos.

Por enquanto, somente os coordenadores das disciplinas tem acesso às páginas do site para edição.

Ao posicionar o mouse sobre o nome da disciplina, três opções aparecem: Editar informações, Editar Edital e Editar Material, que levam diretamente ao editor das respectivas páginas da disciplina no site do DCC.

No editor é possível inserir imagens, arquivos, links, textos, tabelas, listas, entre outras opções. A página informações é reservada para as informações da disciplina. Edital, para a publicação de notas ou informes. Material, para apostilas ou outros materiais didáticos para uso na disciplina.

Ao clicar no botão Atualizar o conteúdo é automaticamente publicado no site do DCC.

As disciplinas optativas somente possuem uma página para todas as informações.